Agricultores e Agricultoras participa de Capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos

Durante os dias 01,02 e 03 de setembro 2016 aconteceu a capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA)No Município de Passagem PB, orientada pela equipe da Unidade Gestora CAMEC. Cerca de 30 trabalhadores e trabalhadoras rurais participantes da capacitação  terão acesso a reservatórios de Segunda água  do Programa água para todos,Em parceria com a Secretaria de desenvolvimento humano do estado da Paraíba .


Para entender e fortalecer o uso e o manejo sustentável da água foram desenvolvidas atividades de reflexão sobre a importância deste bem para o convívio com o Semiárido e sobre o arredor de casa enquanto espaço de desenvolvimento  do trabalho e de sociabilidade da família. Homens e mulheres discutiram a divisão de tarefas em suas propriedades. Rozeany Tomaz, facilitadora do GAPA pelo CAMEC, explica que essa discussão é importante para a valorização do trabalho do homem e da mulher. “É importante para fortalecer os laços da família em casa e a relação entre marido e mulher, para que ambos não sejam sobrecarregados com o trabalho. Além de criar um ambiente mais saudável.”


Durante à manhã do segundo dia os agricultores e agricultoras visitaram o arredor de casa de dona Maria, Ela mora no Sítio Juã  Município de passagem PB e vem produzindo de seu próprio alimento de maneira saudável sem o uso dos agrotóxicos, com a Água de pequeno barreiro ao redor de sua casa,agora dona Maria foi contemplada com a cisterna calçadão e na fala dela esta muito feliz com a cisterna e vai multiplicar sua produção de hortaliças .Alem da Visita de d Maria ainda visitamos a propriedade de seu Jose Ferreira onde la o mesmo possui uma produção de silagem para o seu rebanho,Ele fala um pouco da importância da silagem para os animais pois a mesma garante o alimento de qualidade para o seus animais nos tempos difíceis de pastagem.


Ao final do encontro, os agricultores e agricultoras foram orientados de como será o período de construção das cisternas e as responsabilidades das famílias, dos pedreiros e dos animadores. Leonardo Lopes avalia o encontro. “Nós atingimos o objetivo de dar visibilidade e valorizar o papel da mulher na produção nos arredores de casa e também planejar o que vamos fortalecer no caráter produtivo”.
ASCOM/Rozania Tomaz








Comentários