CISTERNA CALÇADÃO UM FORTALECIMENTO PARA QUINTAL PRODUTO DE DONA ELIZETE !



Dona Elizete
Elizete , agricultora da Comunidade Barra do Vieira Município de Desterro P.B,ela está colhendo o que planta; tudo fresquinho, no quintal de casa. Hoje Elizete já têm água em casa para beber e plantar, uma realidade que antes era difícil de Acreditar. A agricultora da comunidade Barra do vieira diz que seu quintal produtivo é o xodó dela,pois é la que se sente muito bem e passa o seu maior tempo.
Mesmo com a dificuldade no acesso à água, a agricultora Elizete conta que sempre gostou de plantar e, por isso, cultivava um canteirinho no quintal de casa, “mesmo com o sofrimento de ter que carregar água de pequeno tanque que tem ao redor de casa que era para todos os gatos da família isso quando chovia,quando não tinha que pegar uma lata e carregar uma lata na cabeça para molhar minha pequena horta”, diz. Elizete.







Essa realidade começou a ser transformada quando a comunidade foi beneficiada com o Programa p1+2 ,do programa de Formação e Mobilização Social Para Convivência com o Semiárido da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).
Uma Lição importante que a agricultora aprendeu nos encontros e capacitações foi que não se deve usar agrotóxico e nem fazer queimada para limpar a área, pois só assim a terra fica produtiva por muito mais tempo. “A produção aqui é toda limpa, sem o agrotóxico. A gente não usa veneno e nem queima o mato para não prejudicar o solo e as plantas”, diz a agricultora Elizete.


Ela tem em seu quintal pés de laranja, acerola, manga, goiaba, milho. Em seu canteiro ela planta cebola, e alface, além das plantas medicinais.


ASCOM/CAMEC









Comentários