AGRICULTORES PARTICIPARAM DA CAPACITAÇÃO EM SISTEMA SIMPLIFICADO DE MANEJO DE ÁGUA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS






Nos dias 21,22,e 23 de julho, a central das associações comunitárias do Município de Cacimbas (CAMEC) realizou a capacitação de 21 famílias das Comunidades atendidas com a segunda água dos Município de Cacimbas e Desterro, em Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção -SISMA. O curso tem como o objetivo de potencializar as estratégias de produção das familiar, propiciando o melhor aproveitamento de quintais, bem como produção de hortaliças e produção de pequenos animais.

O projeto P1+2, desenvolvido pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e apoiado pelo o Ministério de Desenvolvimento Social de combate a fome (MDS), apresenta-se como mais uma alternativa para o enfrentamento das adversidades da seca no Estado, uma vez que traz uma proposta de política social apropriada a população das áreas assistidas. As ações, portanto se justificam por desencadear processo um de mobilização social e difusão de tecnologia com foco na produção de alimentos.


A ação da Segunda Água apoia a implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva em propriedades de agricultores (as) familiares do semiárido. A água de boa qualidade será utilizada para a produção de alimentos.

                                 
E foi ao ar livre a sombra de um pé de cajueiro na propriedade de seu Dodô na comunidade Monteiro Cacimbas PB, que o técnico em agroecologia, Janduy,ensinou aos beneficiários varias praticas simples a serem realizadas em suas propriedades como:Canteiro com economia de água,enxertia ,alporquia,ração para pequenos animais,curva de nível.Essa troca de experiência vem gerando conhecimento e maior empenho das famílias em produzir seu alimento saudável, que garante a soberania alimentar.

ASCOM/CAMEC




                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                        

Comentários