AGRICULTORES E AGRICULTORAS DE AREIA DE BARAUNAS PARTICIPAM DE INTERCAMBIO



Com o intuito de proporcionar a troca de saberes e de experiências em agroecologia e convivência com o Semiárido, a Central das Associações do Município de Cacimbas  (CAMEC) realizou nos dias 08 e 09 Julho o intercâmbio de experiências entre cerca de 37 agricultores e agricultoras beneficiários do Programa Água para todos em Parceria com a secretaria de desenvolvimento  Humano do Estado da Paraíba .
Os agricultores participantes são das comunidades rurais do município de Areia de Baraúnas. As visitas começaram pela propriedade da agricultora Ivonete , que tem um sistema de quintal produtivo com , galinhas.

 Em seguida as famílias conheceram a experiência de outro agricultor , tem um sistema de quintal produtivo de porco, ele e respondeu a várias perguntas do grupo.






Logo depois foi feito uma visita ao banco de sementes comunitário da comunidade Lagoa de são João município de Princesa Isabel ,la o presidente da Associação Aldecy falou um pouco sobre a importância do banco de semente da comunidade e relatou também a historia da comunidade e suas conquistas .Após as famílias foram fazer uma visita a Casa de farinha da comunidade .







A última experiência visitada pelas agricultoras e agricultores foi numa propriedade de seu Nego mais conhecido como nego bala que trabalha com a Produção Agroecológica de hortaliças , na zona rural do município de Juru. Esta forma de produção considera a biodiversidade ambiental e a diversidade produtiva de frutas e legumes. O agricultor Nego, dono da propriedade, conduziu a visita e esclareceu algumas dúvidas dos agricultores.

“A horta dessas famílias que visitamos é um exemplo para melhorar o aproveitamento da água. São propriedades bem organizadas que vão servir para a gente aprender e fazer também”,

As famílias visitadas já foram beneficiárias do P1+2 e atualmente trabalham com produção, consumo e comercialização de alimentos agroecológicos, manejo alimentar para a criação de pequenos animais, estocagem de água e alimentos para consumo humano e de animais, além da produção e seleção de sementes crioulas.


Fonte:ASCOM/CAMEC

Comentários