Piauí na caminhada para o I Encontro Nacional de Acesso à Terra

agricultora_redO Piauí se preparara para sediar o I Encontro Nacional de Acesso à Terra que acontecerá nos dias 10 a 12 de agosto em Teresina. O encontro vai reunir cerca de 100 agricultores camponeses de todos os estados do Nordeste e Minas Gerais, organizações da sociedade civil e governantes para debater sobre a realidade agrária do Semiárido brasileiro, desafios e perspectivas.
O Encontro de Acesso à Terra busca realizar um momento de reflexão e debate sobre a consolidação de uma legítima reforma agrária, que garanta assim a democratização da terra e soberania alimentar das famílias agricultoras. Para isso, o evento vai reunir quatro temas que serão analisados em oficinas: direito ao território, atingidos e/ou ameaçados pelo agro e hidronegócio, reorganização fundiária e agricultura familiar e crise fundiária.
Para favorecer um processo de reflexão mais aprofundado sobre a realidade agrária do Semiárido do Brasil, as temáticas serão apresentadas através de experiências de luta pela terra que foram mapeados em todos os nove estados da ASA. O Piauí apresentará a experiência das comunidades tradicionais Tapuio de Queimada Nova e Novo Zabelê de São Raimundo Nonato.
Para Carlos Humberto Campos, coordenador executivo da ASA pelo estado do Piauí, a realização do encontro é uma oportunidade de discutir as várias realidades de exclusão que existem e de pensar, conjuntamente, como fortalecemos as resistências do povo do Semiárido. “O debate sobre o acesso à terra traz o tema para a pauta do dia, pois a terra é o elemento fundamental para se construir um desenvolvimento sustentável”.

 

Mariana Gonçalves e Paula Andreas*

Teresina e Pedro II - PI

Comentários